08 fevereiro 2011

Arte em movimento


Podem ser esculturas, pinturas, massinha de modelar e até mesmo comida, mas tem que se mexer! Como assim, Mayara? Ah, simples, estou falando de Stop Motion.
Trata-se de uma técnica de animação feita quadro a quadro, ou seja, a imagem é movimentada e fotografada. São necessários pelo menos vinte e quatro quadros (fotos) que, quando colocados em ordem, criando o efeito de movimento. Podem-se adicionar também efeitos sonoros, tais como música e diálogos.
O efeito final é incrível! Além de super fofos, alguns stop motions passam tão rápido que você mal consegue perceber que na verdade é uma série de fotos e não uma filmagem.
Vários filmes já foram produzidos com essa técnica e eu tenho certeza absoluta de que você já os assistiu e nem percebeu que eram Stop Motion. Duvida? “A fuga da galinhas”, “O estranho mundo de Jack” e “A noiva cadáver” foram produzidos assim! O Brasil e o Canadá se uniram para produzir um longa metragem com essa técnica também, o filme chamado “Minhocas” conta a história de um menino minhoca que está tentando se encontrar na turma do condomínio em que vive e acaba indo parar num mundo extraterreno comandado por um vilão megalomaníaco!
Procurando pela internet acabei encontrando stop motions incrivelmente fofos de meninas e meninos do mundo todo, além de vários tutoriais ensinando como fazer animações amadoras com cara de profissionais! Quem aí ficou morrendo de vontade de tentar fazer um e me mostrar? Vai que seu vídeo aparece aqui no blog, já pensou? *-*
Separei pra vocês três stop motions, o primeiro é da Kendall. Para fazer o vídeo ela usou nada mais, nada menos do que oitocentas fotos! Os outros dois são meus e, acredite, dá para fazer com muito menos quadros do que o dela!


E no meu último post eu perguntei o que era arte para vocês e, depois de ter recebido algumas respostas, o texto da Kelly Mares me chamou bastante a atenção. Ela disse o seguinte:
Eu sou maníaca por arte, ou talvez nem ligue pra arte. A verdade é que consigo ver o que os outros não param para ver. Quem já parou pra ver o gelo iluminado somente por uma lanterna no escuro, para outras talvez seria perca de tempo, mais para mim isso só me faz crescer. Desenhar é uma forma de parar pra pensar, o que poucos fazem. Olhar para o céu e ver as suas formas e os tons de cores que se encontram nele, pode ser uma forma de relaxa. Por isso que quando alguém não supera um problema e eu o supero, não é porque eu sou a mais forte mais sim a que ver arte até no problema.



 E para você, o que é arte? 
Stop/Slow Motion é arte? 
Fica a duvida.

8 comentários:

  1. até eu fiquei com vontade de fazer um *-*
    adorei ♥ valeu mayara *-*

    ResponderExcluir
  2. Já fiz um http://www.youtube.com/watch?v=qfjZtnnbPz4
    Eu junto com Karine Monteiro do blog Sem Limites!

    ResponderExcluir
  3. Oiiii eu simplismente adorei o blog!!!

    Vc aceita parceria???

    Bom ja coloquei o seu banner em meu blog e ja estou seguindo o seu... te peço q faça o mesmo..

    http://kathlein.blogspot.com/

    fique com Deus bjo

    ResponderExcluir
  4. Amei o post :)
    Parabéns pelo teu blog! Continue assim viu? É para o bem de todos! hihi *-*
    Visite o nosso:
    http://girllslife.blogspot.com/
    Ps: Se nos seguir, seguimos também. Se nos linkar nós linkamos vocês também :)

    ResponderExcluir
  5. Oii flor... o banner esta na barra lateral do meu blog e so incorporar o endereço do blog a imagem... bjoss e obrigado!!

    ResponderExcluir
  6. Eu sou apaixonada por animação a técnica do stop motion é incrível mas dá um trabalho lascado, porém é compensador..muito compensador kkk
    beijos
    boa semana

    http://macchiato.theradiancy.com

    ResponderExcluir
  7. Eu já tentei, várias vezes até. O chato é que os meus nunca ficam interessantes o suficiente, e mesmo com muitas fotos, não passam de 30 segundos de video .
    Vou assistir os que você fez, o com baloes parece sem lindo !

    ResponderExcluir